A UTILIZAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A COMO MÉTODO AUXILIAR NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES MUSCULARES: revisão integrativa
Resumo
A disfunção temporomandibular muscular é uma condição que afeta os músculos responsáveis pela mastigação e a articulação temporomandibular. Essa condição pode causar dor, desconforto e dificuldades ao abrir e fechar a boca. O objetivo deste estudo foi analisar a ação da toxina botulínica no tratamento das disfunções temporomandibulares musculares e/ou bruxismo. A toxina botulínica proporciona relaxamento muscular causando uma baixa tensão nos músculos, minimizando a dor e o desconforto dos mesmos. Para alcançar os objetivos propostos, foram revisados estudos científicos e literatura atualizada sobre os tratamentos mais indicados para a disfunção temporomandibular muscular. Diante dos estudos encontrados, pode-se concluir que o tratamento utilizando a Toxina Botulínica tende a reduzir a gravidade de dores, proporcionando bem-estar, para pacientes com disfunção temporomandibular associado ao bruxismo e cefaléia.
Palavras-chave: Síndrome da disfunção temporomandibular. Articulação temporomandibular. Toxinas botulínicas Tipo A. Bruxismo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.